segunda-feira, 10 de novembro de 2025

SIMEPAR CONFIRMA TRÊS TORNADOS EM RIO BONITO DO IGUAÇU, TURVO E GUARAPUAVA; VENTOS CHEGARAM A 330 KM/H

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10), a ocorrência de três tornados durante as fortes tempestades que atingiram o Estado na noite de sexta-feira (7)

Os fenômenos foram registrados nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, e apresentaram ventos de até 330 km/h, segundo a nota técnica divulgada pelo órgão.

As análises foram realizadas por meio de imagens de radar meteorológico, sobrevoos, vistorias em solo e vídeos enviados pela população. 

As equipes técnicas continuam investigando outras possíveis ocorrências de tornados em diferentes regiões do Paraná.

De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas da sexta-feira com grande quantidade de calor e umidade, além da mudança na direção dos ventos com a altura criaram um cenário ideal para o desenvolvimento de tempestades supercelulares, responsáveis pela formação dos tornados.

Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando grandes danos na área urbana

O fenômeno foi classificado como tornado F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos de cerca de 200 km/h.

As conclusões foram baseadas em dados do radar meteorológico de Cascavel, observações realizadas por um meteorologista do Simepar em sobrevoo sobre Rio Bonito do Iguaçu e região, com apoio de engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de registros compartilhados pela população e pela imprensa local.

O Simepar reforçou que novas análises continuam em andamento para confirmar se houve outros tornados no Estado durante o mesmo sistema de tempestades.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN PR)

Da redação/ Maria Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário